FARRUSCO

Apolline e Inès Ribeiro

a) JUSTIFICAÇÃO DO TÍTULO DO CONTO

O título do conto é «Farrusco». Este título corresponde ao nome do melro que é o protagonista do conto. Além de ser o protagonista, o nome Farrusco refere-se também à cor negra do melro, pois a palavra ‘farrusco’ significa “sujo de carvão , escuro e negro”.

b) IDENTIFICAÇÃO DA MENSAGEM DO CONTO

Na vida, existem pessoas que enganam e pessoas que ajudam. Miguel Torga parece ter querido representar as pessoas que enganam através do cuco (que engana Clara) e as pessoas que ajudam através do melro (que ajuda a jovem). Há toda uma “brincadeira”, todo um “jogo” com os sentimentos da jovem apaixonada que levam o leitor a rejeitar o cuco e a apreciar o melro.


c) IDENTIFICAÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL (OU DA SUA AUSÊNCIA)

Podemos ler vários recados de Torga neste conto. Vemos, por exemplo, a importância do casamento para alguns jovens (Clara quer realmente casar-se e isso parece ser o único dado importante na sua vida): “cuco do Minho cuco, da Beira: quantos anos me dás de solteira?” (p73). Através de Clara, que representa as pessoas apaixonadas, vemos como a paixão pode tornar inseguro o ser humano. Clara deixa-se facilmente levar tanto pelo canto do cuco como pelo canto do melro: “discordância de tal maneira fresca, sadia, prometedora que a rapariga ganha ânimo.” (p75). O canto tanto pode ser positivo como negativo e é bom não esquecermos isso mesmo para não nos deixarmos influenciar pelos cantos enganadores.


d) IDENTIFICAÇÃO DA ATUALIDADE DO CONTO (da mensagem, da crítica...)

Se retivermos da mensagem deste conto a ideia de que o casamento é central na vida de uma mulher, podemos dizer que o conto “Farrusco” não é um conto atual na nossa sociedade ocidental porque hoje as mulheres não dão tanta importância ao casamento (como a Clara dá no conto). Já no que diz respeito ao canto enganador podemos responder de forma diferente: infelizmente ainda há muitas “aves” que enganam outras aves divertindo-se causando esse engano.


e) ESQUEMATIZAÇÃO DAS IDEIAS DO CONTO



f) IDENTIFICAÇÃO DA ZOOMORFIZAÇÃO/ANTROPOMORFIZAÇÃO NO CONTO

g) 3 IMAGENS CARACTERIZADORAS DO CONTO



cuco


melro



h) 2 QUESTÕES SOBRE O CONTO (que vão integrar o questionário da exposição)


***
 
SITOGRAFIA DAS IMAGENS PRESENTES NESTA POSTAGEM POR ORDEM DE APRESENTAÇÃO: (consultas feitas a 4-5-2014)

imagem 1: http://d3.img.v4.skyrock.net/d38/katoupia/pics/1807809386_1.jpg
imagem 2: http://www.photos-gratuites.org/wp-content/uploads/2012/05/photo-coucou.jpg
imagem 3: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjtVVfW4V5xNp2PBPUaA0jRucrdfj-W-mQdllAcdaywwe2QSOuj_hKB0I7_TjNw3xpA8jUtRfd8BhmVOERhOOykaF3IMhLlkYt-zDuXTW_CSVbSbE3F2x9_KbEYB1BSHsDsqo_CTKwnLKk/s400/melro+net.jpg
imagem 4: http://www.cles.com/sites/default/files/styles/player-hp/public/sourire.jpg?itok=jbfDEfFc




 

Sem comentários:

Enviar um comentário