RAMIRO

Inès e Filipa

a) JUSTIFICAÇÃO DO TÍTULO DO CONTO

“Ramiro” é o nome da personagem principal. Torga escolheu dar o nome do protagonista de cada conto como título ao respetivo conto. O nome “Ramiro” quer dizer “guerreiro ilustre/famoso”, o que se reflete na resposta violenta dada pelo personagem a um ato considerado de menos importância por parte de Ruela, ie a morte acidental de uma ovelha.

b) IDENTIFICAÇÃO DA MENSAGEM DO CONTO

Ramiro é vítima de isolamento social, que pode levar à violência, como é mostrado no conto pela resposta agressiva do pastor ao ato de Ruela. O isolamento social de Ramiro reflete-se também no amor exagerado pelo seu rebanho – os animais são seus “amigos”; é com eles que ele se relaciona. Quando Mimosa morre, Ramiro sente que perdeu um familiar e não um simples animal.

c) IDENTIFICAÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL

Mais do que crítica social, podemos ver neste conto alguns recados de Torga.
O isolamento social de Ramiro tem consequências devastadoras: leva-o a integrar-se mais no rebanho que na sua aldeia, perdeu a capacidade de falar e a sensibilidade humana, e torna-o um ser monstruoso cujos atos acabam por ser desmesurados: Ruela não fez de propósito para matar Mimosa, mas Ramiro mata-o, incapaz de “valorizar” o acidente.
Neste conto, o autor mostra-nos também, pelo amor que Ramiro tem por Rosa - “comi-a com os olhos” e também pelo seu rebanho, que todas as criaturas, mesmo aquelas que estão à margem da sociedade, que não sabem exprimir-se, podem sentir amor pelos seres que os rodeiam.


d) IDENTIFICAÇÃO DA ATUALIDADE DO CONTO (da mensagem, da crítica...)

Na vida de hoje em dia, muitas palavras são ditas em vão, sem que sejam verdadeiras, e acabam por ser inúteis, e por vezes é melhor guardar silêncio, como o protagonista Ramiro, que viveu sempre sem se exprimir. Por mais irónico que pareça o isolamento social existe na nossa sociedade repleta de meios de comunicação: vivemos mergulhados na internet e por vezes bem sós, somos nisso muito parecidos ao Ramiro, o isolamento pode ser invisível à primeira vista, mas existe: há hoje muitos “Ramiros” na nossa sociedade, mas nem sempre nos apercebemos do isolamento.


e) ESQUEMATIZAÇÃO DAS IDEIAS DO CONTO

 


f) IDENTIFICAÇÃO DA ZOOMORFIZAÇÃO/ANTROPOMORFIZAÇÃO NO CONTO

No conto, Ramiro não fala, é incapaz de se exprimir, emite grunhidos e assobios estridentes, que são características que o desumanizam, porque a capacidade de comunicação é própria do ser humano e o pastor está desprovido desta capacidade. Ramiro também se isola da humanidade no meio do seu rebanho, e mostra o lado selvagem do ser humano, pela reação que teve à morte de Mimosa, que seria própria de um animal – matar a ameaça instantaneamente.

g) 3 IMAGENS CARACTERIZADORAS DO CONTO







h) 2 QUESTÕES SOBRE O CONTO (que vão integrar o questionário da exposição)


1- A reação de Ramiro, ao matar Ruela, despois da morte da ovelha Mimosa foi, no teu ponto de vista...

a) exagerada, porque não se paga a morte de um animal com a de um ser humano, cuja vida vale obviamente mais.
b) exagerada, porque Ramiro não devia pagar a violência de um acidente com a brutalidade de um assassinato.
c) exagerada, porque Mimosa era como um membro da família de Ramiro.

 
2-      Se estivesses no lugar de Rosa, serias capaz de amar Ramiro, mesmo ele não conseguindo falar?

a)      Não, seria incapaz de amar um ser inexpressivo.
b)      Sim, porque as palavras são só adornos dispensáveis numa relação.


SITOGRAFIA DAS IMAGENS PRESENTES NESTA POSTAGEM POR ORDEM DE APRESENTAÇÃO:

Sem comentários:

Enviar um comentário