MAGO

Katia e Joana S.

a) JUSTIFICAÇÃO DO TÍTULO DO CONTO

O autor deu o título de «Mago» a este conto porque o protagonista é um gato chamado Mago.
A palavra ‘mago’ significa ‘grande’. Este nome mostra de uma certa maneira a superioridade do gato em relação aos outros gatos, uma superioridade pela vida rica que leva. Também pode qualificar a relação do gato com a dona, ele é tudo para a dona, o protagonista tem um certo poder sobre a dona, tem tudo dela como se a tivesse “enfeitiçado”. Como gato domesticado é disciplinado, leal, de confiança e obediente à dona.
 
 
b) IDENTIFICAÇÃO DA MENSAGEM DO CONTO

O conto «Mago» narra a história de um gato que é adotado por uma mulher muito carinhosa. Após ter fugido de casa e ser gravemente ferido por outros gatos, Mago decide regressar para a casa da dona. Esta busca de conforto do gato pode levar o leitor a perceber a fraqueza do gato que não luta para obter o que quer, antes aproveita o carinho da dona. Assim, com este conto e com a história deste gato, Torga deixa-nos os seguintes recados: podemos perder a nossa liberdade se nos deixarmos enfeitiçar pelas mordomias de uma vida luxuosa; nada como vivermos naturalmente no meio a que pertencemos, junto dos nossos semelhantes.

c) IDENTIFICAÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL

A dona de Mago, D. Maria Da Glória Sância, simboliza um aspeto negativo da sociedade. Ela força Mago, um gato que sempre esteve habituado a viver de maneira selvagem, a adaptar-se a um modo de vida civilizado, que não é natural para um animal. O autor pode pretender fazer uma crítica à domesticação de animais, que são, para ele, seres que vivem melhor num ambiente natural. Acaba por ser triste ver um gato deixar de ser gato!

d) IDENTIFICAÇÃO DA ATUALIDADE DO CONTO (da mensagem, da crítica...)

Apesar de ter sido publicado em 1940, o conto «Mago» mantem-se atual na medida em que muitos são os que veem na vida luxuosa e cheia de mordomias o melhor que há. Muitos querem ser ricos e essa riqueza é vista como o melhor que há. Procuram-se trabalhos, profissões bem remuneradas, joga-se na lotaria pensando-se que o dinheiro trará a felicidade. Ora o gato Mago não vive feliz, bem pelo contrário. Perdeu a sua essência de gato: “E sem quere, sem poder aceitar a sua degradação, Mago entrou pelo postigo da cozinha e foi-se deitar entre os braços balofos da D. Sância.” (p. 36). É o que ainda hoje acontece na nossa sociedade a quem age cheio de ilusões como o Mago!

e) ESQUEMATIZAÇÃO DAS IDEIAS DO CONTO



f) IDENTIFICAÇÃO DA ANTROPOMORFIZAÇÃO NO CONTO

Ao longo do conto, a figura de Mago é representada como um animal com atitudes e sentimentos humanos, “Regressava aos lençóis, claro. Contrariado, evidentemente.” (p. 20) “que ele era era um parrana, um infeliz, embora o não confessasse. Os mimos de D. Sância tinham-no desgraçado.” (p.21). Neste conto, os gatos falam,  "- Ouvi dizer que já nem sardinhas comes?!  - Essa agora! todos os dias..." (p. 28). Dar características humanas aos gatos não só cativa o leitor como o aproxima da história e da mensagem: como os gatos, os seres humanos habituam-se depressa às mordomias de uma vida luxuosa chegando mesmo a afastar-se da vida e dos amigos que tinham antes de enriquecer. Não somos assim tão diferentes dos animais quando colocados em situações semelhantes. Dá que pensar!

g) 3 IMAGENS CARACTERIZADORAS DO CONTO



« No fim da luta, quando já não podia mais e se confessou derrotado, sangrava e gemia tanto, que até um polícia, em baixo, na rua estreita, se comoveu. »


  « Encostou-se a uma chaminé, e ficou algum tempo sem dar acordo de si, a arfar penosamente. »


h) 2 QUESTÕES SOBRE O CONTO


1)      Mago decide fugir da casa da dona porque...

a)      ele não gostava dela.

b)      ele queria mostrar a sua independência.

c)      ele tinha saudades dos seus antigos amigos.

 

2)      Mais tarde, não é aceite pelo grupo porque...

a)      já não era a mesma pessoa.

b)      tinham ciúmes da sua vida luxuosa.

c)      tinham medo que ele os traísse novamente.


SITOGRAFIA DAS IMAGENS PRESENTES NESTA POSTAGEM POR ORDEM DE APRESENTAÇÃO: (consultadas a 4-5-2014)

imagem1: http://www.lifebeyondtourism.org/img/magazine/editor/japan_foto_011.jpg
imagem2: http://www.vietnamanimalscruelty.com/upload/chat-abuse-maltraite-cruaute.jpeg_vac_QxqXkqM6.jpeg
imagem 3: http://a406.idata.over-blog.com/300x224/5/04/11/05/Cat_in_Front_of_a_Fireplace.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário