MADALENA

André e Joana

a) JUSTIFICAÇÃO DO TÍTULO DO CONTO


O autor deu o título de MADALENA a este conto pois a protagonista do conto chama-se Madalena. Miguel Torga dá a cada um dos seus contos o nome da personagem principal, quer seja um animal ou um ser humano. 

Maria Madalena foi uma mulher pecadora referida na Bíblia que acabou por ser perdoada por Jesus. Será que  o facto de ter dado este nome à protagonista do conto foi inocente da parte de Torga? Será que não é uma forma indireta de pedir ao leitor (e à sociedade) que desculpem o comportamento leviano desta Madalena? Quem somos nós para julgar e condenar os outros?

b) IDENTIFICAÇÃO DA MENSAGEM DO CONTO


Em MADALENA, Miguel Torga leva o Homem a refletir exigindo que se comporte como tal e não como um bicho. Nós não nos devemos deixar esmagar pelos tabus da sociedade. Temos que saber agir de acordo com a nossa consciência e assumir as nossas responsabilidades, mas com dignidade e nunca nos submetendo ao peso que os outros exercem sobre nós.


c) IDENTIFICAÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL


A sociedade julga com muita facilidade os seus membros e isso pode levar certas pessoas a esconderem partes da sua vida. Nos anos 40 do século XX, estar grávida sem estar casada era mal visto pela sociedade e isso podia causar exclusão social. Antes de ser excluída, Madalena autoexclui-se, por causa do olhar dos outros. Isola-se até ao nascimento do filho com medo que os outros a olhassem duma maneira diferente. Muitas vezes as decisões que tomamos são feitas de acordo com o que os outros pensam de nós e não com o que sentimos que temos que fazer – este aspeto surge no conto e dá que pensar.


d) IDENTIFICAÇÃO DA ATUALIDADE DO CONTO (da mensagem, da crítica...)


Mesmo tendo sido escrito em 1940, a mensagem do conto mantem-se atual pois, hoje em dia, ainda continuamos a esconder certos factos às pessoas que nos rodeiam por medo que elas nos critiquem ou  não percebam as nossas escolhas. Atualmente, como Madalena, temos, por vezes, dificuldade em assumir as consequências dos nossos atos e preferimos ignorar a realidade por causa da influência que os outros exercem sobre nós.

e) ESQUEMATIZAÇÃO DAS IDEIAS DO CONTO

 

 
f) IDENTIFICAÇÃO DA ZOOMORFIZAÇÃO NO CONTO


      Ao longo deste conto, são vários os momentos em que encontramos característica dos animais nos seres humanos. Por exemplo:

      - quando Madalena teve relações sexuais com Armindo, a ocasião pode ser comparável ao acasalamento entre os animais uma vez que não foi um ato premeditado, com amor; entraram na intimidade um do outro, mas sem ter um projeto de vida comum. Madalena arrepende-se e faz ela própria a aproximação entre o sucedido e o mundo animal: “Cães no rasto é que não quero.”(p.18, l.29); “Servir-lhe apenas de estrumeira, consentir que se utilizasse dela como de uma reca, não.”(p. 19,l.3-4). 

      - de certo modo, Madalena passa a viver isolada do mundo partilhando o segredo de estar grávida entre ela e Deus, vivendo nove meses como um bicho. Chegada a sua hora, sai silenciosa à procura dum local onde parir, tal como os animais, sozinha.


g) 3 IMAGENS CARACTERIZADORAS DO CONTO


“As urzes torciam-se à beira do caminho, estorricadas” (p. 18), o que remete para o calor sufocante que Madalena teve de enfrentar até ao parto, se as plantas sofriam, ela também devia sofrer.



"As serras fecharam-se num egoísmo desumano" (p. 21), alusão a uma natureza como que solidária com o que está a viver Madalena. "E quando Madalena conseguiu finalmente sair do tronco de tortura, nada mudara." (p. 21)



“Abriu de todo os olhos turvos. Entre as pernas, numa poça de sangue, estava caído e morto o filho. Carne sem vida, vermelha e suja. O segredo dela e de Deus!...” (p. 21)

h) 2 QUESTÕES SOBRE O CONTO (que vão integrar o questionário da exposição)


11-      Madalena, a protagonista deste conto:
a)      representa o mundo da prostituição
b)      simboliza a liberdade sexual
c)      é vítima de uma sociedade machista

22-      Há zoomorfização neste conto porque
a)      Madalena vive como os animais
b)      Madalena isola-se da sociedade como um animal
c)      Madalena esconde a gravidez
 
***

 
SITOGRAFIA DAS IMAGENS PRESENTES NESTA POSTAGEM POR ORDEM DE APRESENTAÇÃO: (consultas feitas a 30-4-2014)




imagem 3: http://www.google.fr/imgres?imgurl=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-LVrvT3hyZsc%2FTvB6sb1TySI%2FAAAAAAAALrw%2F1o_-0LaLbok%2Fs1600%2Fserra_do_corvo%25252Bbranco_sc.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.motoclubepatoloko.com.br%2F%3Fpage_id%3D2405&h=1000&w=669&tbnid=EHyRrqgfMfgZNM%3A&zoom=1&docid=fldwtEdaARJJqM&ei=yrFkU_-dJeWW0QWMmIGgDQ&tbm=isch&iact=rc&uact=3&dur=278&page=1&start=0&ndsp=3&ved=0CD8QrQMwAA

imagem 4: http://www.google.fr/imgres?imgurl=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F-n7HJZVrLc_I%2FTbyFkB5yrUI%2FAAAAAAAAAlY%2FQZz9LucfC8c%2Fs400%2Fnov75.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fvaleriaserrudo.blogspot.com%2F2011_04_01_archive.html&h=343&w=400&tbnid=FMtClr8SI6PL7M%3A&zoom=1&docid=sX4FdmEJELvEuM&ei=MrJkU-P0LeWW0QWMmIGgDQ&tbm=isch&iact=rc&uact=3&dur=259&page=1&start=0&ndsp=1&ved=0CD8QrQMwAA

Sem comentários:

Enviar um comentário