MORGADO

Carolina e Camille

a) JUSTIFICAÇÃO DO TÍTULO DO CONTO

«Morgado» é um conto epónimo pois o título é o nome do burro protagonista. Se quisermos tentar interpretar este nome dado ao burro, podemos talvez relembrar o significado do nome 'morgado'. O 'morgado' era um título que se dava, numa família, ao filho primogénito que recebia as terras (o morgadio) dos pais e as administrava (ficando os irmãos mais novos empobrecidos). Neste conto o burro vai viver bem com o seu último dono e, se tivermos isso em conta, podemos dizer que vivia "como um morgado" pois recebia um bom tratamento. Infelizmente essa situação não durou e o fim que teve vai acabar por contrastar fortemente com o nome: não há bem que sempre dure...

b) IDENTIFICAÇÃO DA MENSAGEM DO CONTO

Em «Morgado», Miguel Torga mostra ao leitor que apesar de toda a confiança e lealdade que podem sentir por nós, há sempre a possibilidade de nos poderem abandonar e trair. Esse conto mostra que o Homem se norteia pelo seu próprio bem e de forma bem egoísta. É uma visão negativa do ser humano que Torga nos dá neste conto. Por outro lado, a dedicação do burro que surge antropomorfizado deixa uma porta de esperança: nem todos são violentos e egoístas como o deu dono! O bem e o mal existem e o que aqui surpreende é vermos o mal surgir de onde se calhar não esperávamos.

c) IDENTIFICAÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL

Em «Morgado», podemos ver que o autor critica a traição e a ingratidão (dos seres vivos): o burro Morgado gostava de seu dono, era-lhe leal e trabalhava com gosto para ele e este dono vai abandoná-lo e deixá-lo à mercê dos lobos esfaimados quando mais precisava da sua ajuda.


d) IDENTIFICAÇÃO DA ATUALIDADE DO CONTO (da mensagem, da crítica...)

Esta crítica é atual pois hoje em dia ainda há quem engane os seus leais amigos. Apesar de o texto ter sido escrito há mais de setenta anos, os defeitos humanos permanecem inalterados.


e) ESQUEMATIZAÇÃO DAS IDEIAS DO CONTO



f) IDENTIFICAÇÃO DA ZOOMORFIZAÇÃO/ANTROPOMORFIZAÇÃO NO CONTO

A antropomorfização é a qualidade de dar uma atitude, ações e qualidades características de seres humanos a elementos da natureza, em geral a animais. Neste conto, Morgado que é um burro, tem uma atitude humana, ele reflete sobre a vida na hora da sua morte, ele sente tristeza, medo e tem pressentimentos próprios dos seres humanos, ele pensa como uma pessoa. "Mas punha-lhe dúvidas…" mostra que ele pensa, que raciocina como se fosse um homem.


g) 3 IMAGENS CARACTERIZADORAS DO CONTO








h) 2 QUESTÕES SOBRE O CONTO (que vão integrar o questionário da exposição)


1-A relação entre o burro e o seu mestre pode resumir-se como sendo:

 a) verdadeira e sincera.
 b) má e unicamente baseada no trabalho.
 c) uma amizade traída

 

2-Neste conto há antropomorfização porque:

 a) o burro anda.
 b) o burro fala.
 c) o burro é consciente de sua vida e reflete como um ser humano.

***

SITOGRAFIA DAS IMAGENS PRESENTES NESTA POSTAGEM POR ORDEM DE APRESENTAÇÃO: (consultadas a 3-5-2014)

imagem 1:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYnY86pv9REsZ4oEAhGfi3TgCQYW02Z8Esf7HROCfDzGvahXiK8gFRHD8FQyKX9CZAcVCZKw1HjxZrk3To_7fp_Y-LEoKyBuPb2nmanMkCatAyRhFREYqcjyYBXmNQQZK0JrlkfFrHc8he/s1600/TM_blogue_00229.jpg
imagem 2: http://papeldeparede.fotosdahora.com.br/wallpaper/09Cartoons//lobo_na_floresta.gif

Sem comentários:

Enviar um comentário